A linguagem dos emojis: como utilizar? Qual sua importância?

a linguagem dos emojis

A linguagem dos emojis é uma forma de comunicação universal. Afinal, cada dia mais pessoas utilizam os dispositivos eletrônicos em seu dia a dia, usando esses símbolos para representar uma emoção em suas mensagens. 

Na internet, utilizar um emoji vale muito mais que palavras. Afinal, ao usar um desses símbolos, é possível expressar qual a sua emoção do momento. Existe uma imensa variedade de emojis que podem ser usados em várias ocasiões.

Atualmente, a linguagem dos emojis é considerada universal, principalmente no universo digital. Se você quer aprender mais informações sobre esse tema, como a sua criação, continue a leitura. 

a linguagem dos emojis

Quer planos para mandar mensagens ilimitadas? Conheça agora os da TIM e surpreenda-se!

Qual é a origem dos emojis?

Primeiramente, a utilização desses pictogramas surgiu no ano de 1990. De maneira geral, os emojis, termo em japonês, tem o significado de “pictograma”. Trata-se de pequenas figuras inventadas por um funcionário de uma empresa telefônica do Japão. 

Existe também uma outra versão da criação dos emojis. Nesse caso, ainda nos primórdios da internet, foi Shigetaka Kurita o responsável por inventar o pacote de pictogramas, que possuíam mais de 100 símbolos envolvendo o dia a dia. 

De maneira geral, o intuito da linguagem dos emojis é acrescentar os seus sentimentos para as mensagens que estão sendo escritas. Diferente de agora, os símbolos eram preto e branco. 

Somente em 1999 que os emojis começaram a receber novas tonalidades. Então, desde a sua criação até os dias de hoje, esses símbolos valem mais que mil palavras, já que expressam os sentimentos. 

O que são os emojis?

Como citado anteriormente, emoji é um termo em japonês. Esses símbolos são utilizados de diversas maneiras, tanto para representar uma ideia, frase e palavras das pessoas que estão escrevendo. 

Atualmente, existe uma imensa quantidade de emojis, todos servem para mostrar diferentes expressões, animais, estilos de comida e demais variedades de ações. Hoje cada dia mais pessoas usam esses símbolos para se expressar através de seus smartphones. 

Por essas características, a linguagem dos emojis é considerada universal. Porém, os usuários não devem confundir os emojis, com os emoticons. Isso porque, enquanto os emojis possuem suas próprias características, os emoticons são criados com os caracteres do teclado. 

Como os emojis ganharam espaço no mundo?

Durante o ano de 2007, com o lançamento do primeiro iPhone, o mercado japonês decidiu incluir os emojis. Afinal, esse era um grande fenômeno na época, principalmente entre os moradores do país. 

Porém, os emojis só eram encontrados quando os usuários mudavam a língua de seu smartphone para o japonês. E, atendendo aos pedidos dos usuários, em 2011 a Apple liberou os emojis para todas as linguagens. 

A partir desse momento, a febre dos emojis iniciou. Inclusive, nos dias de hoje, a linguagem dos emojis é universal. Ou seja, grande parte dos usuários cria um texto e, para expressar os sentimentos, acrescentam esses emojis. 

E, para evitar o caos como no início, o Consórcio Unicode decidiu criar uma padronização dos emojis. Atualmente, usuários de diferentes sistemas operacionais, têm acesso a linguagem dos emojis. 

Qual é a função dos emojis?

A linguagem dos emojis serve para enriquecer as conversas que acontecem no mundo digital. Ou seja, elas se referem aos elementos não verbais da comunicação entre os usuários da internet. 

Os usuários podem substituir uma enorme quantidade de expressões, como tristeza, felicidade, raiva e demais sentimentos. Além disso, existem emojis que representam comidas, animais, bandeiras e outros elementos. 

De maneira geral, os emojis servem para representar a linguagem corporal, assim como as expressões faciais. Por esse motivo, muitas pessoas consideram a linguagem dos emojis universal. 

Os emojis podem modificar a forma que nos comunicamos?

Desde 2015, a linguagem digital passou por várias modificações. Inclusive, quase metade dos posts do Instagram, contam com esses emojis, sejam nos comentários ou nas legendas das fotos. 

Atualmente, segundo dados levantados pelo SwiftKey, o uso dos emojis se intensificou na forma que nos comunicamos pela internet. Mas elas tendem a variar conforme o contexto cultural e linguístico que os usuários estão incluídos. 

Porém, quando usados de maneira isolada, os emojis podem ser mal interpretados por pessoas que moram em outras regiões. Isso porque, dependendo do país, o contexto dos emojis tende a ser diferente. 

a linguagem dos emojis

Quais são os principais desafios do uso dos emojis?

Assim como acontece nas demais linguagens, a linguagem dos emojis pode ser interpretada de diferentes maneiras. Afinal, tudo depende do contexto e da compreensão entre os usuários que os utilizam. 

E, devido a falta de uma contextualização, os usuários tendem a contextualizar os seus próprios significados. Então, de maneira geral, esses símbolos podem ser usados como uma forma de gíria. 

Mas a maioria das pessoas possuem a mesma interpretação dos emojis que são utilizados. E, por se tratar de uma linguagem curta, esses símbolos são bastante utilizados entre os usuários de diferentes redes sociais, como o Twitter, Facebook e Instagram.

A linguagem dos emojis: como utilizar? Qual sua importância?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo